Raspberry Pi + OBS Dual Setup
- Cathal
- há 4 horas
- 3 min de leitura
Então, acabaste de arranjar um Raspberry Pi ou queres um para transformá-lo numa máquina dedicada ao OBS para streaming? Com este setup, vais poder dar um descanso ao teu PC principal. Ou então meramente pensar em levar para a rua ligado a um Powerbank para IRL streams.
Passo 1: Prepara o Equipamento
Antes de tudo, certifica-te que tens:
Raspberry Pi 4 ou superior (Recomento usar o Pi 5 8/16Gb)
Cartão microSD – 32GB chega bem
Um fornecimento de energia a 30W que não te deixe na mão com USB C (cabo ou bateria)
Uma ligação à internet de jeito – por cabo é melhor para streaming mas podes usar o Pi por WiFi (nativo) ou adicionar um HAT 5G para dados moveis.
Placa de captura
O teu PC para jogar
Passo 2: Configura o Teu Raspberry Pi
Primeiro, mete o Raspberry Pi OS a correr. Se já fizeste isto antes, é o mesmo procedimento. Se não, é só usares o instalador oficial com alguns cliques. Dá uma vista de olhos no site oficial do Raspberry Pi para começares: Raspberry Pi OS.
Passo 3: Instala o OBS
Agora sim, começa a parte interessante. O OBS não está disponível diretamente para o Raspberry Pi OS, mas não stresses. Vais ter de meter as mãos na massa com o terminal. Aqui fica um resumo simplificado: Abre o terminal.
Atualiza o teu sistema com sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade.
Agora vamos instalar uma app que te vai facilitar a vida "Pi-Apps"
Para isso corre este script novamente na consola:
wget -qO- https://raw.githubusercontent.com/Botspot/pi-apps/master/install | bash
Agora fica mais fácil para ti. Abre o Pi-Apps, confirma caso pergunte com Executar
Usa a lupa de procura e procura por OBS, manda instalar. O Pi-Apps vai correr todo o processo e comandos de instalação por ti. No fim o OBS vai estar disponível no menu em Sound & Video.
Passo 4: Configura o OBS
O OBS está instalado? Fixe. Abre-o e vamos prestar atenção a algumas configurações: Configurações de Stream: Escolhe o teu serviço de streaming e introduz a tua chave de stream. Prepara o OBS para todas as tuas scenes como as queres ou faz restauro de uma cópia que já tenhas guardada. Configurações de Saída: Atenção aqui. O Raspberry Pi 5 é excelente e compacto, mas não é um supercomputador. Escolhe configurações que equilibrem qualidade e desempenho. Começa com uma bitrate e resolução mais baixas dependendo do que queres fazer, e ajusta a partir daí. Numa workload normal não vai precisar de heatsink e podes manter uma stream em 1080p60, mas por 5€ consegues comprar o heatsink oficial para o Raspberry Pi 5 ou outros mais elaborados. (Até já há watercooling AiO disponível) Dessa forma podes puxar mais por ele sem stresses e adicionar mais coisas para ele trabalhar com.Configurações de Áudio: Certifica-te que as tuas fontes de áudio estão todas configuradas – o teu micro, áudio do desktop, etc. Periféricos: O Raspberry Pi 5 já vem com 4 entradas USB que deve suportar a maioria dos usos, no entanto se precisares de ligar muitos periféricos recomendo usar um USB Hub com fornecimento externo de energia para aliviar a carga.Captura de video: O Raspberry Pi 5 tem 2 duas saídas microHDMI com suporte cada uma para 4K60. Mas como qualquer Dual Setup vais precisar de uma placa de captura para capturar o que estás a fazer no teu PC.
Passo 5: Liga o Teu PC Principal
A ideia é o teu Raspberry para aliviar o teu PC principal. Podes fazer isto usando uma placa de captura ligada ao teu Pi, ou usando soluções de streaming em rede como o NDI se preferires tudo digital. Cada opção tem as suas vantagens, escolhe o que mais te convier. Nao te esqueças que podes usar o Raspberry Pi por cabo, WiFi e Bluetooth (Já trás suporte nativo).
Passo 6: Força Nessa Stream!
Ainda queres mais? Com tudo configurado, carrega no botão e começa essa Stream. O teu Raspberry Pi é agora o parceiro de streaming que o teu PC principal sempre quis. É um bocado de projeto, mas o resultado vale a pena. O teu PC já nao se engasga com o trabalho de correr um jogo Top Tier e a stream ao mesmo tempo e as ventoinhas do teu PC já não gritam por misericórdia, e tens um ponto de conversa para a tua próxima stream. "Pois é, a fazer stream a partir de um Raspberry Pi 5. Nada de especial..."
Experimenta, e boas streams!
Originally posted: 05/04/2024
Comentários